HOME Notícias

Notícias

Fique por dentro!

Aqui neste espaço, você encontrará as últimas notícias do CEST

14º Encontro Nacional das Comunidades Inseridas nos Meios Populares (ENCIS)
14º Encontro Nacional das Comunidades Inseridas (ENCIS)

De 21 a 24 de setembro, na Casa de Retiros Assunção, em Brasília (DF), acontece o 14º Encontro Nacional das Comunidades Inseridas nos Meios Populares (ENCIS). Este ano, o evento que reúne inspetoras, formadoras, formandas e irmãs Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) cuja missão está inserida nos meios populares, será iluminado pelo tema “Em SINODALIDADE, atuar com coragem na realidade social e eclesial, sendo Mornese em saída, rumo às periferias a favor da vida”.

"A vida religiosa inserida tem sua fundamentação no mistério da encarnação do Filho de Deus que armou sua tenda entre nós, assumindo nossa condição humana (Jo 1,14). Neste sentido, inserir-se é ‘Encarnar-se, a exemplo de Jesus de Nazaré, na vida e na história de uma comunidade humana com tudo quanto comporta de busca, de coragem, de confronto, ao ver, e ouvir o clamor dos pobres, especialmente o das jovens e das mulheres’ (Cf.Circ.832). Isto nos faz ter presente o contexto em que vive a população latino-americana. Este chão nos motiva a ser ‘novas presenças a serviço dos(as) jovens mais pobres em zonas desprovidas de outras forças evangelizadoras’ (CF Atos do CG XVII, pág. 38)”, lê-se no Projeto Nacional das Comunidades Salesianas Inseridas no Meio Popular, atualizado em 2019.

O 14º ENCIS contará com a presença da Visitadora e Referente da Conferência Interinspetorial das Filhas de Maria Auxiliadora do Brasil (CIB) junto ao Conselho Geral de Roma, Ir. Paola Battagliola, que fará uma participação na abertura do primeiro dia do evento.

 

FAZENDO MEMÓRIA

Em 1983-84 as Irmãs Salesianas inseridas em trabalhos nos meios populares manifestaram o desejo de que se promovessem algumas iniciativas nacionais, com o objetivo de aprofundar o sentido da inserção. Após consulta à CIB, decidiu-se pela realização dos Encontros Nacionais sob a sigla ENCIS (Encontros Nacionais das Comunidades Inseridas Salesianas).

O primeiro ENCIS aconteceu em 1985, em Santa Fé (SP) e, sucessivamente, de dois em dois anos, foram sendo realizados até chegar ao 14º que está sendo preparado para se realizar nos dias 21 a 24 de setembro, em Brasília (DF).