HOME SOBRE NÓS

SOBRE NÓS

Conheça um pouco da nossa história

SOBRE NÓS

 

 

O Centro Educacional Santa Teresinha (CEST), instituição de ensino particular, confessional católica, sem fins lucrativos, localiza-se na Avenida Sete de Setembro nº 2107, Centro, CEP: 69020-120, Brasil, Amazonas, Manaus. Fundado no dia 02 de abril de 1937 por Dom Pedro Massa, Bispo Prelado do Rio Negro, com o nome de Patronato Santa Teresinha, com a finalidade educativa e pastoral de amparar, educar e instruir as crianças, adolescentes e jovens de menor poder aquisitivo. Pertence à Congregação das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), da Inspetoria Santa Teresinha (BMT) e integra a Rede Salesiana Brasil de Escolas (RSB).

 

Nos seus primeiros anos de existência, a escola ficou conhecida como Patronato da Cachoeirinha, nome atribuído a seu patrono – Dom Pedro Massa, sonhador e idealizador deste educandário que logo se tornou referência para a sociedade manauara. A  obra foi projetada para ser, também, casa de acolhida às missionárias do Rio Negro e Rio Madeira, onde pudessem ter toda cobertura e assistência necessárias ao serviço da missão. Sua primeira diretora, Ir. Michelina Necchi, foi grande pioneira deste Centro Educacional, dinâmica, ardorosa, alma verdadeiramente apostólica que, à custa de lutas e sacrifícios, conquistou jovens e crianças para o caminho do bem e do amor.  

 

O primeiro curso aprovado e reconhecido pelo Estado foi o Curso Profissional para o Lar, registrado sob o decreto nº 42 de setembro de 1938, com uma proposta curricular de formação integral para tornar as jovens boas cristãs, segundo os ensinamentos de Dom Bosco, fundamentados no Sistema Preventivo, com base nos três pilares: Razão, Religião e Amor.

 

Em 1949, a Instituição passou a denominar‐se Escola Industrial Santa Teresinha, com o Curso Industrial Básico, equivalente ao antigo ginásio, aprovado pelo MEC com o decreto de nº 27.159 de 08 de setembro de 1948.


Em 20 de outubro de 1958, o Patronato Santa Teresinha ampliou seus cursos, adotando diversas nomenclaturas: Curso Industrial Básico, Curso Elementar, Jardim da Infância, com modalidade de internato, semi‐internato e externato. Em 1968, o Curso Industrial passou a denominar‐se Ginásio Industrial.

 

Como instituição de caráter beneficente e de assistência social, a escola era mantida com subvenções e bolsas de estudo oferecidas pelo governo, condição que perdurou até o início da década de 1970. A partir de então, o colégio passou a contar com maior colaboração dos pais em forma de dons para sua manutenção. Em 1971, começou o regime de pagamento de mensalidade escolar módica, visto que os recursos das Entidades Públicas tornaram-se inexistentes. A falta de recursos para manter o internato para as meninas fez com que a comunidade religiosa encerrasse suas atividades no final da década de 1980. Em outubro de 1977, por determinação da Secretaria de Educação e Cultura do Estado do Amazonas, colocando em vigor as exigências da Lei nº 5.692/71 a escola recebeu a atual denominação: Centro Educacional Santa Teresinha.  

 

Amparado pela nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9394/96, o CEST mantém o funcionamento regular dos seguintes níveis: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Em 1997, a escola ampliou sua rede de atendimento às famílias, atendendo a demanda da coeducação e abrindo suas portas aos estudantes do sexo masculino, do Infantil ao Ensino Médio.

 

Em fevereiro do ano 2000, o Conselho Estadual de Educação autorizou o funcionamento do Ensino Médio na escola, através da Resolução nº 025/00 – CEE/AM de 15/02/2000. Após três anos, obteve reconhecimento oficial do mesmo conselho através da Resolução nº 91/2003, de 25/11/ 2003.

 

Em 2003, o CEST passou a integrar a Rede Salesiana Brasil de Escolas (RSB), maior rede católica de educação das Américas, constituída por  escolas mantidas pela Congregação dos Salesianos de Dom Bosco, pelo Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (Irmãs Salesianas) e instituições parceiras, com os mesmos ideais educacionais. Como escola da Rede, o CEST tem como missão promover educação de qualidade, valorizando o protagonismo juvenil, despertando a cidadania e formando pessoas capazes de construir uma sociedade melhor.

QUEM SOMOS NÓS ?

Nossa Estrutura



FORMAÇÃO DE JOVENS

EDUCAR OS JOVENS DA MELHOR FORMA POSSIVEL


NOSSA EQUIPE



ONDE ESTAMOS



Informações de Contato

TELEFONE

(92) 2101-8901


ENDEREÇO

Avenida Sete de Setembro, 2107 - Centro, Manaus/AM


EMAIL

contato@webcest.com.br