HOME SOBRE NÓS

SOBRE NÓS

Conheça um pouco da história do CEST.

SOBRE NÓS

 

O Centro Educacional Santa Teresinha (CEST), instituição de ensino particular, confessional católica, sem fins lucrativos, localiza-se na Avenida Sete de Setembro nº 2107, Centro, CEP: 69020-120, Brasil, Amazonas, Manaus. Fundado no dia 02 de abril de 1937 por Dom Pedro Massa, Bispo Prelado do Rio Negro, com o nome de Patronato Santa Teresinha, com a finalidade educativa e pastoral de amparar, educar e instruir as crianças, adolescentes e jovens de menor poder aquisitivo. Pertence à Congregação das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), da Inspetoria Nossa Senhora da Amazônia (INSA) e integra a Rede Salesiana Brasil de Escolas (RSB).

 

Nos seus primeiros anos de existência, a escola ficou conhecida como "Patronato da Cachoeirinha", nome atribuído a seu patrono – Dom Pedro Massa, sonhador e idealizador deste educandário que logo se tornou referência para a sociedade manauara. A  obra foi projetada para ser, também, casa de acolhida às missionárias do Rio Negro e Rio Madeira, onde pudessem ter toda cobertura e assistência necessárias ao serviço da missão. Sua primeira diretora, Ir. Michelina Necchi, foi grande pioneira deste Centro Educacional, dinâmica, ardorosa, alma verdadeiramente apostólica que, à custa de lutas e sacrifícios, conquistou jovens e crianças para o caminho do bem e do amor.  

 

O primeiro curso aprovado e reconhecido pelo Estado foi o Curso Profissional para o Lar, registrado sob o decreto nº 42 de setembro de 1938, com uma proposta curricular de formação integral para tornar as jovens boas cristãs, segundo os ensinamentos de Dom Bosco, fundamentados no Sistema Preventivo, com base nos três pilares: Razão, Religião e Amor.

 

Em 1949, a Instituição passou a denominar‐se Escola Industrial Santa Teresinha, com o Curso Industrial Básico, equivalente ao antigo ginásio, aprovado pelo MEC com o decreto de nº 27.159 de 08 de setembro de 1948.


Em 20 de outubro de 1958, o Patronato Santa Teresinha ampliou seus cursos, adotando diversas nomenclaturas: Curso Industrial Básico, Curso Elementar, Jardim da Infância, com modalidade de internato, semi‐internato e externato. Em 1968, o Curso Industrial passou a denominar‐se Ginásio Industrial.

 

Como instituição de caráter beneficente e de assistência social, a escola era mantida com subvenções e bolsas de estudo oferecidas pelo governo, condição que perdurou até o início da década de 1970. A partir de então, o colégio passou a contar com maior colaboração dos pais em forma de dons para sua manutenção. Em 1971, começou o regime de pagamento de mensalidade escolar módica, visto que os recursos das Entidades Públicas tornaram-se inexistentes. A falta de recursos para manter o internato para as meninas fez com que a comunidade religiosa encerrasse suas atividades no final da década de 1980. Em outubro de 1977, por determinação da Secretaria de Educação e Cultura do Estado do Amazonas, colocando em vigor as exigências da Lei nº 5.692/71 a escola recebeu a atual denominação: Centro Educacional Santa Teresinha.  

 

Amparado pela nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9394/96, o CEST mantém o funcionamento regular dos seguintes níveis: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Em 1997, a escola ampliou sua rede de atendimento às famílias, atendendo a demanda da coeducação e abrindo suas portas aos estudantes do sexo masculino, do Infantil ao Ensino Médio.

 

Em fevereiro do ano 2000, o Conselho Estadual de Educação autorizou o funcionamento do Ensino Médio na escola, através da Resolução nº 025/00 – CEE/AM de 15/02/2000. Após três anos, obteve reconhecimento oficial do mesmo conselho através da Resolução nº 91/2003, de 25/11/ 2003.

 

Em 2003, o CEST passou a integrar a Rede Salesiana Brasil de Escolas (RSB), maior rede católica de educação das Américas, constituída por  escolas mantidas pela Congregação dos Salesianos de Dom Bosco, pelo Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (Irmãs Salesianas) e instituições parceiras, com os mesmos ideais educacionais. Como escola da Rede, o CEST tem como missão promover educação de qualidade, valorizando o protagonismo juvenil, despertando a cidadania e formando pessoas capazes de construir uma sociedade melhor.

 

MISSÃO

Promover uma educação cristã evangélico-libertadora, proporcionando o desenvolvimento integral do educando, com o uso de tecnologias digitais e metodologias ativas, inclusivas e inovadoras, tendo como suporte os valores espirituais e pedagógicos do Sistema Preventivo de D. Bosco: RAZÃO, RELIGIÃO e AMOR.

 

VISÃO

Ser reconhecida como uma instituição de ensino com padrão de qualidade educacional, aberta aos novos desafios e comprometida com a transformação da sociedade.

 

VALORES

- Acolhida no espírito de família;

- Fraternidade e partilha;

- Compromisso social e ambiental;

- Cooperação no desenvolvimento de ações em rede;

- Diálogo e discernimento nas decisões;

- Espírito de iniciativa, protagonismo e autonomia responsável;

- Respeito e valorização das diferenças.

 

QUEM SOMOS NÓS?

.

Nossa Estrutura



OBJETIVO

O Projeto Pedagógico do CEST visa a formação de pessoas livres, protagonistas da própria história; abertas ao transcendente, aos valores, responsáveis pelos seus semelhantes e pela natureza. Pessoas conscientes de suas limitações, mas, também de sua capacidade de libertar-se em reciprocidade com os outros. Pessoas criadoras de realidade novas, capazes de desenvolver uma ação que transforma e recria constantemente o mundo e relaciona as pessoas entre si, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e fraterna. Acreditamos que essa construção passa pela formação de mulheres e homens críticos, conscientes, capazes de intervir para modificar uma realidade opressora e de contribuir para a sua libertação e a libertação de seus semelhantes, sendo sujeitos e não objetos da própria história. Os objetivos são claros, abrangentes, traçados a partir da realidade do aluno e do seu nível de desenvolvimento, em sintonia com o Sistema preventivo de Dom Bosco e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional em vigor.


CARISMA SALESIANO

DOM BOSCO

“Basta que sejais jovens para que eu vos ame muito”

 João Bosco nasceu em Becchi, no Piemonte, norte da Itália, a 16 de agosto de 1815. Era filho de humilde família de camponeses. Órfão de pai aos dois anos foi educado e catequizado por sua mãe, Margarida Occhiena, que apesar de ser analfabeta, era portadora de grande sabedoria e espiritualidade. Ela não mediu esforços para dar aos filhos uma sólida formação cristã.

Viveu sua infância e juventude e fez seus primeiros estudos no meio de muitas dificuldades. Muito cedo teve que sair de casa, pois tinha um relacionamento muito difícil com o seu irmão mais velho, que não queria que ele família Moglia, onde trabalhava e estudava, quando possível.

Desde muito cedo Joãozinho sentia o desejo de ser padre e cuidar dos meninos pobres. Ele dizia: “os meninos são bons; se há meninos maus é porque não há quem cuide deles”.

Entrou para o seminário de Chieri em 1835. Foi ordenado sacerdote em 5 de junho de 1841. Ao visitar presídios, andar pelas ruas de Turim, e nesses locais encontrar muitos jovens, que sem trabalho, nem estudo, acabavam entrando na vida do crime, tornando-se marginais, sentiu-se impelido por um profundo desejo de fazer algo por eles.

No dia 08 de dezembro de 1841, encontrou-se na sacristia da Igreja com um jovem chamado Bartolomeu Garelli. Lá mesmo, após a solene missa da Imaculada Conceição, deu-lhe uma primeira aula de catecismo, rezando com ele uma Ave Maria. Convidou-o a retornar outras vezes. E esse voltou com outros amigos, que como ele, viram no jovem padre um amigo em quem poderiam confiar. Em pouco tempo, já eram centenas de jovens que iam até Dom Bosco. Daí surgiu o Oratório Festivo, sua primeira obra.

Depois de passar por diversos locais com seus jovens, em 1846 ele estabeleceu-se em Valdocco, bairro de Turim, onde fundou o Oratório Festivo São Francisco de Sales. Fundou também, junto do Oratório, uma escola profissional. E, percebendo que muitos dos que frequentavam sua obra não tinham onde morar criou um internato.

Em 1859 fundou em Turim a Sociedade São Francisco de Sales, cujos membros são conhecidos como Salesianos de Dom Bosco.  Sentindo a necessidade de educar também as meninas, funda em 1872, juntamente com Santa Maria Domingas Mazzarello, o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (Irmãs Salesianas).

Morreu com 73 anos incompletos, no dia 31 de janeiro de 1888.

 

FAMÍLIA SALESIANA 

Manifestamos, com alma cheia de alegria e com sentimentos de humilde gratidão, a certeza de que, por iniciativa de Deus e com a intervenção maternal de Maria, Dom Bosco iniciou na Igreja uma experiência Evangélica Original.

O Espírito Plasmou nele um coração grande como as areias do mar, tornou-o Pai e Mestre de uma multidão de jovens e fundador de uma vasta família espiritual.

A caridade pastoral, que encontra em Cristo, Bom Pastor, sua fonte e modelo, foi para Dom Bosco critério de vida e de ação, inspiração educativa e evangelizadora, oração e entusiasmo missionário; o Da mihi animas coetera tolle resumiu todo o seu amor por Deus e pelos jovens.

A atuação da utopia começou com os Salesianos, depois se estendeu às Filhas de Maria Auxiliadora, aos Cooperadores, aos Ex-alunos, enfim a todos aqueles que se inspiraram e hão de inspirar-se na sua espiritualidade, para multiplicá-la, aplicá-la, renová-la, com reconhecimento, admiração, estudo e imitação.

Os membros da Família Salesiana encontram sua razão de ser, como agentes de evangelização, especialmente dos adolescentes e jovens.

Muitas outras forças apostólicas, com vocações específicas diversas, vivendo do seu mesmo espírito e em comunhão entre si, continuam hoje sua obra de educação e salvação.

Nasceu assim e continua ainda hoje uma verdadeira escola de Santidade.

De Dom Bosco fundador, sucessivos fundadores de novos grupos haurem inspiração e orientação, espiritualidade e metodologia pastoral. Os grupos vivem, guardam aprofundam e constantemente desenvolvem, em sintonia com o Corpo de Cristo em perene crescimento, a experiência de Espírito Santo que Dom Bosco viveu e continua a transmitir aos seus discípulos.

Atualmente, a Família Salesiana é composta por 30 grupos.

 

SISTEMA PREVENTIVO 

Todo o ambiente salesiano deve ser para os jovens
“casa que acolhe, paróquia que evangeliza,
escola que encaminha para a vida, e pátio para
se encontrarem como amigos e viverem com alegria”.

Para educar a juventude, Dom Bosco desenvolveu o Sistema Preventivo, que é baseado na Razão, na Religião e no Amor. Esse método educativo utiliza a “presença” junto aos jovens como meio eficaz para educar. O pátio é o local privilegiado para aplicar o seu método

O Sistema Preventivo é um método de educação; mas é, sobretudo, uma espiritualidade: é um amor que se doa gratuitamente, inspirando-se na caridade de Deus que atende cada criatura com a sua providência, segue-a com a sua presença e a salva doando a vida.

A Espiritualidade Salesiana é a espiritualidade da alegria, “da paixão pela vida e pelo Senhor da Vida”. A festa nessa espiritualidade é uma confissão solene de que o mundo inteiro está nas mãos de Deus. Isto é motivo de muita alegria.

O Salesiano faz da sua vida uma oração, onde cada jovem que cruza o seu caminho é a presença de Deus. Tem consciência de que “Deus o espera nos jovens”. Encontra Deus no cotidiano, nas coisas simples da vida. É contemplativo na ação. Viver essa espiritualidade é fazer da vida uma missão; o fim último é dedicar-se ao próximo, fazendo-o sentir a presença de um Deus que muito  quer bem.

A devoção mariana também é muito presente na espiritualidade Salesiana. No fim de sua vida, Dom Bosco declarou que tudo aquilo que tinha feito, tinha-o iniciado por inspiração de Maria Auxiliadora: “foi ela quem tudo fez”, dizia ele, já próximo de sua morte. O nosso Santo Fundador falava da mãe de Deus como “auxiliadora”, isto é, como auxílio dos cristãos na grande batalha da fé e da construção do Reino de Deus.

Vivendo essa espiritualidade, todo Salesiano é chamado a “ser na Igreja sinal e portador do amor de Deus aos jovens, especialmente aos mais pobres”.

 

Fonte: Salesiano (Inspetoria São João Bosco)

NOSSA EQUIPE



ONDE ESTAMOS



Informações de Contato

TELEFONE

(92) 9812-16473


ENDEREÇO

Avenida Sete de Setembro, 2107 - Centro, Manaus/AM


EMAIL

contato@webcest.com.br