Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio
O Projeto Pedagógico do CEST visa a formação de pessoas livres, protagonistas da própria história; abertas ao transcendente, aos valores, responsáveis pelos seus semelhantes e pela natureza. Pessoas conscientes de suas limitações, mas, também de sua capacidade de libertar-se em reciprocidade com os outros. Pessoas criadoras de realidade novas, capazes de desenvolver uma ação que transforma e recria constantemente o mundo e relaciona as pessoas entre si, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e fraterna. Acreditamos que essa construção passa pela formação de mulheres e homens críticos, conscientes, capazes de intervir para modificar uma realidade opressora e de contribuir para a sua libertação e a libertação de seus semelhantes, sendo sujeitos e não objetos da própria história.
Os objetivos são claros, abrangentes, traçados a partir da realidade do aluno e do seu nível de desenvolvimento, em sintonia com o Sistema preventivo de Dom Bosco e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional em vigor.
Tem em vista o desenvolvimento integral da criança em termos biológicos, psicológicos, intelectuais, emocionais, sociais e religiosos. Visa possibilitar à criança um ambiente favorável ao desenvolvimento físico, à coordenação motora, à criatividade, à socialização e à cognição. Dessa forma, a Escola complementa a ação da família e da comunidade, trabalhando as áreas fundamentais do conhecimento: comunicação e expressão; pensamento operacional concreto; relacionamento com o meio natural físico e social; desenvolvimento cultural; valores e religiosidade.
Voltado para a formação básica do cidadão, desenvolvendo no educando a capacidade de aprender, o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo; a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade; o ganho de conhecimentos, habilidades e a formação de atitudes e valores segundo o sistema da Pedagogia Salesiana.