HOME Notícias

Notícias

Fique por dentro!

Aqui neste espaço, você encontrará as últimas notícias do CEST

Celebração dos 100 anos da presença das FMA na Amazônia
Celebração em São Gabriel da Cachoeira comemora os 100 anos da presença das FMA na Amazônia

No último domingo (19), no ginásio do Colégio São Gabriel, em São Gabriel da Cachoeira (AM), as Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), junto às Comunidades Educativas da Inspetoria Salesiana Nossa Senhora da Amazônia, celebraram os 100 anos de presença das FMA na Amazônia.

Neste momento solene estiveram presentes a Conselheira Visitadora do Instituto das FMA, em nome da Madre Geral e do Conselho, Ir. Paola Battagliola; a Inspetora e Vice-presidente da Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM), Ir. Carmelita Conceição; numerosas Irmãs Filhas de Maria Auxiliadora e membros do Colégio. 

Dom Damião recordou que, numa Região onde o Governo esteve ausente até 1990, "quem cuidava da educação e da saúde eram os Salesianos de Dom Bosco e as Filhas de Maria Auxiliadora", ajudando também a formar os jovens indígenas nos colégios de Manaus. Sublinhou também que a maioria das FMA que trabalham na Amazônia brasileira são nativas da região e há muitas monjas indígenas: "É uma Congregação que adquiriu um rosto amazônico e cada vez mais indígena" e, em nome da Diocese, ela agradeceu os 100 anos da obra das Irmãs Salesianas, pedindo que "continuassem aqui entre nós por muitos e muitos anos, porque continuam fazendo um bem imenso, uma evangelização através da educação e da presença nas famílias, nas comunidades” (cf. CNBB Regional Norte 1 ).

Dom Edson Damianom, Bispo da Diocese de São Gabriel da Cachoeira, que presidiu a Celebração Eucarística, concelebrada por doze padres, incluindo alguns nativos, ex-alunos das Irmãs Salesianas, falou sobre a difícil logística da localidade. “Se hoje ainda é difícil fazer essa travessia do Rio Negro, imagine-se naqueles tempos”, comentou Dom Edson Damian.  

 

Fonte: Inspetoria Salesiana Nossa Senhora da Amazônia