HOME Notícias

Notícias

Fique por dentro!

Aqui neste espaço, você encontrará as últimas notícias do CEST

Atividade faz parte do projeto de educomunicação do CEST
CEST REALIZA INTERCÂMBIO EDUCACIONAL NA AMAZÔNIA

O Centro Educacional Santa Teresinha (CEST) realizou o Intercâmbio Educacional, projeto que tem como objetivo a troca de conhecimentos entre os alunos do CEST e jovens da etnia kambeba. A atividade foi sediada na comunidade Três Unidos, localizada no Rio Cuieiras.

Participaram da viagem as turmas do 9° ano do ensino fundamental II, 1° e 2° ano do ensino médio.

Para a aluna Milena Gomes, do 1° ano, a experiência da imersão foi incrível. “Foi a minha primeira viagem fluvial e foi emocionante! vi a cultura dos índios e achei muito bonita. Muitas coisas que presenciamos lá é diferente do que as pessoas falam. É importante essa interação”, completou.

Já o Victor Viana, também do 1° ano, relata sua experiência na floresta.

“É completamente diferente do que ouvimos falar, é incrível! Eles sempre colocam os índios com roupas de penas, mas na realidade eles são muito mais que isso. Povo guerreiro e acolhedor. Agradeço por essa experiência”, disse Viana.

 

Atividades e aventuras

 

 

Visitar a Amazônia e não se aventurar é uma missão quase impossível. Nossos alunos viveram momentos de grandes aprendizados. Além de conhecer um pouco sobre a cultura da etnia indígena local, eles participaram de provas e dinâmicas que testaram o trabalho em equipe, força e raciocínio.

Para a jovem kambeba, Neucilane Silva, receber os alunos do CEST foi um grande presente, pois ela esteve na primeira etapa, quando eles vieram conhecer a escola e gostariam que esse reencontro fosse especial.

“Nós fomos muito bem recebidos na escola, em Manaus. Esperamos meses para a segunda etapa e eu e meus amigos organizamos com muito carinho uma recepção para os alunos do Santa Teresinha. Foi tão legal, uma oportunidade de fazermos novas amizades. As portas da nossa comunidade estarão sempre abertas para todos eles”, concluiu Neucilane.

 

 

Aprender sobre a Amazônia fica ainda mais interessante quando se tem a oportunidade de vivenciá-la. A missão de educar continua de pé, assim como a floresta deve estar.

A diretoria do CEST agradece a todos que participaram da imersão e que continuemos todos conectados através de iniciativas como essa. Viva a Floresta! Viva o CEST!

 

 

 

Texto e fotos: Assessoria de Comunicação do CEST.