HOME Notícias

Notícias

Fique por dentro!

Aqui neste espaço, você encontrará as últimas notícias do CEST

Além das encenações, os educandos apresentam paródias envolvendo assuntos de Língua Portuguesa
ALUNOS DO CEST APRESENTAM PEÇAS TEATRAIS EM ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR

Os alunos do ensino fundamental II do Centro Educacional Santa Teresinha (CEST) apresentaram na manhã de ontem (28) peças teatrais voltadas aos conteúdos abordados durante as aulas de matemática, português e artes. O objetivo da ação é estimular a criatividade dos alunos em apresentações artísticas, além de despertar o interesse pelas disciplinas envolvidas.

O evento faz parte do projeto ‘Artes Cênicas nas disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa”, uma atividade interdisciplinar que contou com adaptações como a história da Bela e a Fera, A Princesa e os Ângulos, além da homenagem ao programa Escolinha do Professor Raimundo, sucesso de entretenimento na década de 50.

“Essa atividade faz com que os alunos tenham interesse em pesquisar sobre os conteúdos das apresentações, além de trabalhar a disciplina de uma forma lúdica”, comenta Naicson Souza, professor de matemática.

A aluna Cáritas Souza, do 9◦ ano, comenta sobre a dedicação da turma na realização do espetáculo. “Foi muito bom, pois aprendemos assuntos de uma forma divertida, todos se empenharam para alcançar um bom resultado”, completou. 

Para a diretora pedagógica, Alane Lôndero, o projeto interdisciplinar trouxe novidades para a forma de ensino dos alunos do CEST.

“Essa é a oportunidade de romper com as aulas tradicionais, onde muitas vezes, não contribuem para o conhecimento dos alunos. Os professores utilizaram as apresentações para proporcionar oportunidades de aprendizagem significativa, favorecendo o raciocínio lógico e a criatividade, integrando conceitos que levam a produção do conhecimento", concluiu.

 

PARÓDIA SOBRE OS CONTEÚDOS DE LÍNGUA PORTUGUESA

 

 

A atividade abordou também os conteúdos de Língua Portuguesa, disciplina ministrada pela professora Rayanne Costa. O objetivo da dinâmica cultural é fazer com que os alunos fixem os assuntos abordados de forma divertida.

“Os alunos receberam o desafio de criar paródias de acordo com o conteúdo que eles estudaram em sala de aula. O educandos do 7◦ ano falaram sobre As Novas Regras Ortográficas e o 8◦ ano ficou com O Uso dos Porquês”, diz a educadora Rayanne.

“A professora trouxe músicas conhecidas, com letras que envolvem os assuntos que ela ensina em sala de aula e alguns colegas ficaram responsáveis em cantar no dia da apresentação. Foi bem legal!”, disse a aluna Juliana   Xinyi.

 

DEPOIMENTOS

 

Lívia Silva - 7◦ ano.

“A minha turma homenageou a Escolinha do Professor Raimundo, trazendo assuntos das disciplinas de matemática, língua portuguesa e artes, envolvendo a comédia que era o grande diferencial dessa atração. Aprendemos de forma divertida e isso é bem interessante”.

 

Mateus Baraúna - 8◦ ano.

“Nós ficamos responsáveis pela paródia. No início estava difícil acompanhar o ritmo com a letra, mas a professora nos ajudou e conseguimos criar algo bem bacana.  Eu gostei bastante do resultado”.

 

Manuela Vasconcelos - 9◦ ano.

“Nosso roteiro foi baseado no filme Alice no País das Maravilhas, adaptando para Alice no País da Matemática. Ele envolveu a história da disciplina, mostrando a evolução da matemática, desde a idade da pedra até os dias atuais e sua importância no cotidiano. Essas atividades são muito importantes para entendermos a importância dos cálculos na nossa rotina”.

 

Vitor Viana - 9◦ ano.

“O projeto nos ajudou a entender muitos assuntos, assim como compreender melhor os conteúdos das disciplinas envolvidas. É bom sair um pouco da sala de aula e aprender através de apresentações, isso nos deixa mais envolvidos com as matérias”.

 

Texto e fotos: Assessoria de Comunicação.