HOME Notícias

Notícias

Fique por dentro!

Aqui neste espaço, você encontrará as últimas notícias do CEST

Atividade reuniu os alunos do CEST e da comunidade indígena Três Unidos
INTERCÂMBIO EDUCACIONAL DO CEST PROMOVE TROCA DE EXPERIÊNCIAS ENTRE EDUCANDOS SALESIANOS E JOVENS DE COMUNIDADE INDÍGENA

 O Centro Educacional Santa Teresinha (CEST) lançou na última quinta-feira (22) o projeto Intercâmbio Educacional. A atividade tem como objetivo a interação dos alunos salesianos com a realidade de jovens de outras áreas da Amazônia, para que desenvolvam seus conhecimentos além da sala de aula, valorizando a cultura regional.

A primeira etapa aconteceu em Manaus, nas dependências do CEST. A equipe da instituição recebeu 20 alunos da Escola Estadual Samsung Amazonas, localizada no Rio Cuieiras, na comunidade indígena Três Unidos.

A diretora institucional, Ir. Edwirges Souza, comenta sobre o projeto inédito que a equipe está implementando para a agenda escolar anual.

“Com certeza, foi uma experiência inesquecível, tanto para os visitantes como também para a comunidade educativa do CEST que os acolheu com muita fraternidade e alegria. O projeto terá continuação em 2019, quando os alunos do CEST terão a oportunidade de conhecer ‘in loco’ a beleza do ambiente e a riqueza cultural que hoje foram compartilhadas nas diversas atividades. ao longo da jornada”.

 

CONHECENDO O CEST

 

A primeira parte da programação do Intercâmbio Educacional ficou por conta da vice diretora institucional, Ir. Maria Floriani; Alane Lôndero, diretora pedagógica e Kelvin Bandeira, integrante da equipe de comunicação do CEST.  O intuito foi a integração dos convidados com o grupo institucional, para a troca de ideias e métodos de ensino entre ambas as escolas.

“Hoje foi um dia muito especial em nossa escola, tivemos a oportunidade de conviver com os alunos e educadores da Escola Estadual Samsung. Foi um momento muito significativo, com troca de experiências, lanche coletivo e outras atividades que foram pensadas com muito carinho”, comenta Alane Lôndero.

“Acredito que nós educadores somos responsáveis pela valorização da identidade indígena, bem como a transmissão de valores e da cultura, de modo que nossos alunos possam elaborar novas compreensões para que valorizem mais a cultura regional”, completou.

 

ABERTURA DO INTERCÂMBIO

 

 

O auditório do CEST foi palco da abertura das atividades, com a presença da diretoria e colaboradores da escola, além dos alunos que apresentaram números musicais em homenagem aos jovens kambebas.

Para a educanda Larissa Silva, do 6◦ ano do fundamental, receber os jovens no colégio foi muito interessante. “Pensava que os índios não tinham meios de comunicação como nós temos na cidade, e ao conhecer esses meninos eu vi que não é assim. Eles tem uma vida normal, que nem a gente e com hábitos muito parecidos com os nossos”, completou.

“Eu achei legal porque pude conhecer a realidade deles, a cultura, a língua que eles falam. Interessante que eles não tem uma comunicação tão fácil, mas conseguem contar a história do seu povo através do jornalismo, sendo apresentadores de TV”, comenta a Aluna Juliana Xinyi, também do 6◦ ano do fundamental.

Já a jovem kambeba, Neucilane Silva, conta da felicidade em participar desse evento. “Foi um dia perfeito! Eu gostei de todas as atividades e por mim ficaria ainda mais tempo aqui. Agradeço aos meninos que nos receberam e fica aqui minha expectativa para receber todos na minha comunidade. Desde já vamos preparar uma recepção calorosa para que seja um momento inesquecível, assim como foi pra mim”.

Após o momento de troca de experiências, os alunos convidados puderam conhecer um pouco das nossas atividades: esporte, robótica e a área da piscina. Um dia ímpar, que vai ficar marcado na memória de cada um de nós. Que em 2019 nossos alunos possam viver uma das experiências mais lindas: conhecer a Amazônia.

 

 

Texto e fotos: Assessoria de Comunicação