HOME Notícias

Notícias

Fique por dentro!

Aqui neste espaço, você encontrará as últimas notícias do CEST

ROMA – Audiência com o Papa Francisco no Vaticano
Projeto Mornese

FORMAÇÃO ESPIRITUAL NAS FONTES DO CARISMA SALESIANO

 

O Projeto Mornese, tem como objetivo vivenciar a história espiritual dos nossos fundadores, Dom Bosco e Maria Domingas Mazzarello, com uma experiência profunda de encontro nas fontes do carisma, para crescer no sentido de pertença a uma grande família.  Esse foi realizado na Itália em três etapas, Roma, Turim e Mornese, no período de 24 de março a 12 de abril de 2018 para leigos e Filhas de Maria Auxiliadora, tendo como finalidade “viver uma experiência profunda de encontro com as fontes do carisma para ser, no hoje, com e como Maria discípula missionários de alegria e esperança.”

As participantes, oriundas dos países de língua portuguesa, eram provenientes de  Moçambique, Timor Leste e Brasil. Em Roma, foi a preparação para vivenciar o percurso do Carisma Salesiano, e acender a chama dos nossos corações para nos entregarmos de corpo e alma na trajetória de Dom Bosco e Madre Mazzarello. Todos os lugares visitados em Roma nos remetia uma reflexão sobre as nossas experiências de vida retomando o percurso pela presença do Senhor, com isso, aumentava o desejo de aprofundar cada vez mais, as fontes carismáticas. Finalizamos a etapa de Roma na audiência com o Papa Francisco.

Em Turim, vivenciamos de perto a trajetória de Dom Bosco, visitando os pontos que marcaram sua infância até a fase adulta, ajudando-nos a tomar contato com a experiência de Deus e de Nossa Senhora Auxiliadora vivida por Dom Bosco, convidando-nos a conhecer mais os sinais do amor de Deus com o próximo, fazendo crescer em nós  o coração oratoriano, rico de caridade educativa para com  os jovens, enchendo-nos do espírito missionário, nos dando a responsabilidade de não deixar apagar a chama que ele acendeu e reafirmando que a escuta seja sempre presente no nosso meio. 

Em Mornese, lugar muito marcante onde o coração acelerou, diante das experiências vivenciadas nas fontes do carisma salesiano na feição feminina. Maria Domingas Mazzarello, soube utilizar dos seus dons para ajudar as meninas pobres, conheceu a solidão, a fadiga, a pobreza e a doença, porém, confiou sempre em Deus e em Nossa Senhora Auxiliadora. A sua simplicidade, a humildade e amor a Deus é exemplo para fortalecer o nosso espírito. Que seu exemplo e testemunho nos inspirem a cada dia.

O caminho percorrido por Dom Bosco e Madre Mazzarello nos estimula a viver no cotidiano a dimensão da espiritualidade.

Agradeço a Deus, a Inspetoria Santa Teresinha (BMT), em especial a inspetora Ir. Madalena Luiza Scaramussa, a nossa diretora Institucional Ir. Edwirges Maria Almeida de Souza  e todas as Irmãs da comunidade educativa do Centro Educacional Santa Teresinha, por me proporcionar esse momento de crescimento espiritual e pessoal, com a certeza que algo mudou em minha vida, com o compromisso de ajudar a crescer o carisma e a responsabilidade de transmitir a experiência vivida aos outros. Poder beber das fontes do Carisma Salesiano é mergulhar dentro de nós mesmos para nos avaliarmos como educadores, para alagar o nosso olhar com os jovens e com as pessoas que convivem conosco, para que possamos ser um diferencial positivo na vida de cada um, seguindo os passos Dom Bosco e de Mazzarello. Somos chamados a ser para as pessoas sinais e expressão do amor de Deus.  

 

 

Alane Rodrigues de Castro Lôndero

Diretora Pedagógica

 

                                                                                                         

 

 

 

               TURIM – Valdocco                                                                    MORNESE - Valponasca                             

 Santuário Basílica Maria Ausiliatrice                                            Janelinha onde Mazzarello contemplava Deus.